bolanarede.pt

Zaidu Sanusi, o novo lateral do dragão

Os rumores de Zaidu no FC Porto intensificam-se nas últimas semanas e agora é oficial: o nigeriano já não escapou aos dragões. O defesa-esquerdo é o terceiro reforço dos azuis e brancos para a época 2020/2021, juntando-se a Cláudio Ramos e Carraça (e agora também a Taremi). Contudo, uma vez que este não é um jogador com “nome”, há quem acabe por questionar sobre a sua capacidade e potencial, assim como quanto ao seu futuro papel no plantel.

Os últimos anos de Zaidu em Portugal são, metaforicamente, uma verdadeira escalada para o sucesso. Chega a terras portuguesas em 2016 para fazer testes e poder brilhar no futebol europeu, proveniente de uma academia de futebol nigeriana – Jega United. O Gil Vicente FC gostou do que viu e quis contar com o lateral. Em Barcelos não faz qualquer jogo e, na mesma temporada, é emprestado ao SC Mirandela, onde permanece durante uma época e meia.

Foi no clube de Trás-os-Montes que deu nas vistas, tornando-se numa verdadeira revelação do Campeonato de Portugal. As boas prestações fizeram com que o SC Mirandela investisse no lateral após o contrato com os gilistas ter chegado ao fim, adquirindo o seu passe a custo zero e a título definitivo. A partir daí, jogo a jogo, Zaidu foi conquistando o seu espaço no futebol português.

Em três épocas, o nigeriano passará de disputar o Campeonato de Portugal para jogar na Liga dos Campeões
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chegava o verão de 2019 e Zaidu daria um novo passo na sua carreira. O jovem nigeriano de 23 anos terminou novamente contrato com o SC Mirandela e rumou ao único clube dos Açores na Primeira Liga, o CD Santa Clara. Na primeira volta, disputou a titularidade do lado esquerdo da defesa com Mamadu Candé, mas a segunda volta viria a ser de Zaidu, sem qualquer dúvida. A partir de janeiro de 2020, Zaidu não falhou qualquer partida dos açorianos, tendo alinhado no onze inicial em 15 dos 17 jogos consecutivos que disputou.

Na Primeira Liga, na totalidade, somou 24 jogos, um golo e duas assistências. No entanto, desengane-se quem acha que Zaidu não é um lateral esquerdo ofensivo. O seu ponto forte é a velocidade, posicionamento e inteligência, fazendo dele um elemento forte no ataque e na defesa. O “Flash” dos Açores teve o seu auge na vitória frente ao SL Benfica em pleno Estádio da Luz e foram vários os comentários positivos da imprensa.

Desde julho que o FC Porto está interessado no jogador e a transferência finalmente acabou por acontecer. Caso Alex Telles permaneça no FC Porto, Zaidu será uma alternativa ao brasileiro quando este estiver impedido de jogar. Caso o número 13 dos dragões saia, Zaidu não deverá assumir para já o lugar no lado esquerdo da defesa e Sérgio Conceição precisaria de receber um reforço de peso para essa posição.

O conteúdo Zaidu Sanusi, o novo lateral do dragão aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top