Visão de Mercado

Vai decidir-se o campeão europeu e o melhor do Mundo

A final da Liga dos Campeões de 2019/20 será inédita. Pelas circunstâncias extra-jogo e forma como a prova decorreu, com várias eliminatórias a uma mão, mas sobretudo pelos invervenientes. O Bayern Munique já venceu a competição em cinco ocasiões, a última das quais em 2013, apenas um ano depois de ter sido batido na final pelo Chelsea, em pleno Allianz Arena. Já o PSG chega ao derradeiro duelo pela primeira vez na sua história e quererá juntar o seu nome ao Marselha na lista dos vencedores oriundos de França. Por outro lado, este duelo terá ainda o condão de ser determinante na atribuição do The Best, estando Neymar, Mbappé e Lewandowski na corrida à sucessão de Messi.

Tendo em conta o momento de ambas as equipas, os treinadores, os protagonistas e esta especificidade história, seria difícil pedir uma melhor final. Bayern e PSG são formações que procuram assumir o jogo e dominar o opositor, ainda que tenham modelos de jogo e variantes tácticas totalmente distintas. Os Bávaros apostam num padrão de jogo com muito risco à mistura, subindo o bloco defensivo até ao meio-campo e envolvendo muitas unidades no processo ofensivo. Hansi Flick entrou em Dezembro e deu uma nova dinâmica à equipa, que passou das exibições cinzentas com Kovac para um rolo compressor germânico que vai numa série de 20 vitórias consecutivas. Além disso, o Bayern venceu todos os jogos que disputou nesta Champions e deixou uma marca muito forte na goleada imposta ao Barcelona nos quartos-de-final (8-2). Com o Lyon as dificuldades foram maiores, sobretudo ao nível do controlo da profundidade, mas Neuer disse presente e os atacantes fizeram o resto. De resto, a forma como o campeão alemão irá controlar o espaço nas costas poderá ser determinante para o desfecho da partida, na medida em que Mbappé, Di María e Neymar serão três setas apontadas à baliza. Por outro lado, outra das forças da equipa reside na capacidade do meio-campo ao nível da pressão, sendo que, com a recuperação de Pavard, fica a dúvida se Kimmich poderá regressar ao miolo. O Bayern condiciona os adversários logo na sua primeira fase de construção e ao recuperar o esférico em zonas adiantadas consegue muitas vezes sufocar os opositores. Por último, importa destacar o grande momento que vivem três unidades da frente. Gnabry vem realizando uma temporada sensacional na Champions, somando 9 golos em 9 partidas (3.º melhor marcador da UCL), enquanto Lewandowski contabiliza 55 tentos na época, 15 dos quais na prova milionário, onde é o melhor marcador de forma destacada. Já Muller é menos mediático, mas foi o campeão das assistências em 2019/20.

No outro lado da barricada estará o estreante nestas andanças PSG, que tem duas super estrelas como são Neymar e Mbappé. O brasileiro já sabe o que é vencer a prova (triunfo em 2015 com o Barcelona), ao passo que o francês quer juntar esta conquista à do Mundial. Os parisienses venceram tudo a nível interno e querem terminar com chave de ouro, vencendo uma competição que há muito procuram ter na sua vitrine de troféus. Após um calafrio enorme com a Atalanta nos quartos-de-final, o conjunto de Tuchel brilhou com o RB Leipzig e, além de potenciar a forma dos seus principais jogadores, tem um colectivo seguro, que sofreu apenas 5 golos em toda a prova, e com capacidade para criar dissabores ao gigante alemão. Di María é outra das unidades em grande destaque e vem de um excelente jogo na meia-final, havendo ainda a dúvida em torno da utilização de Gana Gueye, Verratti e Keylor Navas. De resto, este encontro terá ainda a particularidade de ser o último do capitão Thiago Silva, que se quererá despedir de Paris da melhor forma.

Posto isto, trata-se de uma final que pode cair para qualquer lado, sobretudo porque as duas equipas possuem individualidades que podem resolver o encontro a qualquer altura, além de bancos recheados de soluções. Ainda assim, se pensarmos no histórico/cultura de vencer, mentalidade e força do colectivo, é possível atribuir algum favoritismo ao Bayern, que, no entanto, terá de ser comprovado no relvado da Luz.

O post Vai decidir-se o campeão europeu e o melhor do Mundo aparece primeiro no Visão de Mercado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top