bancada.pt

Árbitros “são fecundados com objetivo de destruir o jogo”, provoca Duarte Gomes

O antigo árbitro internacional Duarte Gomes publicou um “glossário de futebol” em que aborda, com ironia, o atual estado do ‘desporto rei’.

Na coluna de opinião para o Expresso, o ex-árbitro começou por separar os “adeptos”, “valiosos porque cada vez mais raros”, dos “acéfalos”, que são “uns asnos, com testosterona a mais e miolos a menos”.

Estes últimos “batem, ameaçam e partem tudo à sua volta, porque precisam dessa demonstração de força para compensar a insegurança de se sentirem inferiores a tudo e todos”.

Duarte Gomes passou depois aos árbitros, “uma mão cheia de corruptos, incompetentes, inexperientes e mal-feitores”.

“São fecundados com o objetivo estratégico de destruir o jogo e prejudicar o espetáculo. (…) São altamente influenciáveis e submissos, sobretudo à lei do mais forte”, descreveu.

Seguiram-se os jogadores e os treinadores, “muito semelhantes”: ambos são bestiais quando o clube ganha e bestas quando “a fase é má”.

“Depende se ficam ou se vão. Se renovam ou se partem. Se juram amor eterno ou se fazem opções legítimas”, complementou.

A ‘espécie’ dos dirigentes também foi contemplada neste glossário.

“Os únicos que verdadeiramente evoluíram nos últimos trinta anos, fruto dos vários cursos que são obrigados a frequentar e dos vários escalões que têm que trepar, com mérito, até chegarem ao topo. (…) Também é verdade que só têm méritos quando ganham e só são corajosos quando fazem barulho, pressionam e condicionam. Se apenas tentam presidir/comandar com eficiência e discrição, competência e seriedade, são uns pamonhas, uns totós”, explicou o antigo árbitro.

O texto termina com uma abordagem aos problemas reais do futebol, que… “estão resolvidos, porque toda a gente jura a pés juntos que já fez a sua parte”.

“Se acham que isto está mau, pensem nos desgraçados que têm que ver futebol inglês e alemão, dia sim, dia não”, concluiu Duarte Gomes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top