bancada.pt

Quinto jogo oficial entre França e Portugal, o primeiro desde o Euro2016

O França-Portugal de domingo, da Liga das Nações, será apenas o quinto jogo oficial entre as duas seleções e o primeiro fora de uma fase final, sendo que o último entrou para a história do futebol luso.

Em quatro encontros oficiais, Portugal soma apenas um triunfo, mas é o mais ‘saboroso’ de sempre do futebol português, em 2016, com a conquista do Europeu, no Stade de France, nos arredores de Paris, por 1-0, após prolongamento, com o ‘eterno’ golo de Éder.

Antes da final do Euro2016, os ‘bleus’ tinham sempre eliminado a seleção nacional nas grandes competições, e sempre nas meias-finais, o que aconteceu nos Europeu de 1984 e 2000, conquistados pelos gauleses, e no Mundial de 2016.

As duas seleções já tinham novo embate agendado na fase de grupos do Euro2020, em Budapeste, mas a pandemia da covid-19 obrigou ao adiamento da prova para o próximo ano.

O historial de jogos entre os dois países é longo (25 entre oficiais e particulares), mas o duelo da terceira jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações será o primeiro oficial fora de um Europeu ou Mundial.

Em 1984, num Europeu disputado também em França, a equipa das ‘quinas’, então orientada por Fernando Cabrita, disputou com a anfitriã a passagem à final, acabando por ceder por 3-2, nos instantes finais do prolongamento, em Marselha.

Jean-François Domergue colocou os franceses em vantagem, aos 24 minutos, mas dois tentos de Rui Jordão, aos 74 e 98, operaram a reviravolta, que seria revertida pelo mesmo Domergue, aos 114, e Michel Platini, aos 119.

Dezasseis anos volvidos, a história repetiu-se, no Euro2000, organizado conjuntamente por Bélgica e Holanda.

Nas meias-finais, em Bruxelas, a equipa comandada por Humberto Coelho marcou primeiro, por Nuno Gomes, aos 19 minutos, mas Thierry Henry, aos 51, igualou o marcador, que se manteve inalterado até final do tempo regulamentar.

No prolongamento, os campeões do mundo em título acabariam por garantir o triunfo, por 2-1, com Zinédine Zidane a marcar aos 117 minutos o ‘golo de ouro’ decisivo, na sequência de uma grande penalidade cometida por Abel Xavier, que foi muito contestada pelos jogadores portugueses.

Depois de dois confrontos em Europeus, a seleção portuguesa encontrou os franceses na meia-final do Mundial2006, que se realizou na Alemanha, e, tal como seis anos antes, Zidane voltou a decidir de grande penalidade para os gauleses (1-0), aos 33 minutos, deixando pelo caminho o conjunto orientando por Luiz Felipe Scolari.

Tudo mudou em 2016, na final do Euro, perante 75.868 espetadores no Stade de France (algo impensável na realidade atual por causa da covid-19), num jogo que começou bastante mal, com a lesão de Cristiano Ronaldo, que saiu aos 25 minutos, mas que terminou com o pontapé lendário de Éder, aos 109.

Em 25 confrontos, Portugal soma apenas seis vitórias, um empate e sofreu 18 derrotas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top