bolanarede.pt

Que livros de desporto devo ler nesta quarentena? “101 Cromos da bola”, por Rui Miguel Tovar

“As mais incríveis histórias das maiores figuras do futebol português”. Neste tempo em que estamos indeterminadamente confinados à nossa casa, o Bola na Rede pretende contribuir de forma positiva e enriquecedora ao sugerir boas leituras para preencher o tempo disponível. A minha recomendação desta semana é da autoria do jornalista Rui Miguel Tovar e chama-se “101 Cromos da bola”.

Neste livro publicado em março de 2012, Rui Miguel Tovar escolhe 101 “cromos” que fazem parte do imaginário futebolístico do nosso país e descreve histórias que ficaram para a história, passe o pleonasmo.

E que histórias são estas? Temos a do famoso brinco de Vítor Baptista, perdido em pleno relvado a festejar um golo pelo SL Benfica ao rival Sporting CP, a do primeiro golo de sempre exibido pela SIC (Balakov frente ao SL Benfica, aos 12 segundos de jogo) que não foi visto pela televisão devido à nuvem de fumo dos petardos e a do amarelo a Cantona no jogo (amigável) da festa do 50º aniversário de Eusébio.

Mas temos também a fuga para Marrocos do guarda-redes Carlos Gomes ao intervalo de um Atlético CP-SL Benfica, na bagageira de um Citroën boca de sapo, a curta passagem de Di Stéfano ao comando do Sporting CP, o escorpião que precipitou o fim da carreira de Eurico, o único campeão pelos três grandes, e Félix Mourinho, pai de José Mourinho, que defendeu penalties de Eusébio, Matateu e Yazalde.

“101 Cromos da bola” conta as histórias mais incríveis do futebol português
Fonte: Fnac

Por fim, que dizer de Jaguaré, o primeiro guarda-redes a usar luvas em Portugal, Teófilo Cubillas, avançado peruano que deixou saudades no FC Porto, ou John Toshack, treinador galês que precipitou a saída de Futre do Sporting CP para o FC Porto ao querer empresta-lo à Académica?

Em suma, são cromos atrás de cromos, de Borges Coutinho a Cândido de Oliveira, de Figo a Matateu, passando por Peyroteo, Sabry e Madjer, num total de 101 histórias que prometem entreter e informar todos os que gostam de futebol, independentemente da sua cor clubística.

 

O conteúdo Que livros de desporto devo ler nesta quarentena? “101 Cromos da bola”, por Rui Miguel Tovar aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top