bancada.pt

“Os rastreios podem ser uma ferramenta interessante para retomar os campeonatos”

O diretor clínico do Sporting de Braga, Vítor Moreira, considerou hoje que o rastreio da pandemia Covid-19 em todos os plantéis de futebol pode ser importante para viabilizar o regresso da competição.

“Esta é uma situação excecional, ainda mais agora com este plano de emergência nacional. Os jogadores estão em casa, o que causa muitos constrangimentos e tem um impacto muito grande na questão física e psicológica, é uma situação insólita para a qual não temos modelos”, disse, numa videoconferência com a comunicação social.

O médico da equipa minhota, que estimou como necessário um mínimo de duas semanas de preparação conjunta dos jogadores até a um eventual reinício da competição, considerou que seria “importante” fazer o rastreio da doença em todos os plantéis de forma a garantir maior segurança no regresso das competições, porque pode “prevenir a disseminação da doença com outra eficácia”.

“É uma questão premente. Admite-se que, a curto prazo, possa haver testes laboratoriais em contexto privado para fazer esse rastreio, mas neste momento não há disponíveis no mercado. Poderá ser uma ferramenta muito interessante no futuro até mesmo para a viabilização da competição. Se conseguirmos rastrear todos os plantéis e tivermos uma negatividade manifesta e quase que generalizada, aí teremos outra segurança para retomar os campeonatos”, disse.

Sobre o reinício da atividade futebolística, admite poder “ser em maio, mas é muito especulativo” neste momento prever uma data, notando que “a China já vai em cinco meses [de doença] e ainda tem casos novos”.

“Temos que ver a evolução epidemiológica da doença, esperar pelo tal pico da curva para podermos prever o seu declínio e ter poucos casos na comunidade para podermos equacionar esse cenário”, disse.

Vítor Moreira revelou que hoje houve uma reunião, via videoconferência, com os médicos de outros clubes e com a Liga e que “a incerteza é muito grande porque não se sabe quanto mais tempo isto vai durar, a estratégia é o ‘wait and see’ [esperar e ver]”.

O médico explicou o método que o clube organizou para lidar com a situação, com a criação de uma ‘task force’ interna que engloba vários departamentos, destacando o papel do Gabinete de Otimização Desportiva (GOD) do Sporting de Braga.

A parte nutricional também foi alterada, “porque o gasto calórico é diferente”, contando o clube com o apoio de uma unidade hoteleira para a sua confeção para os atletas que o solicitem.

Garantindo não haver qualquer jogador com suspeitas ou qualquer sintoma do Covid-19, Vítor Moreira lembrou ainda as principais dúvidas dos atletas.

“Como é óbvio, eles estão muito alarmados, também veem o que se passa lá fora e sabem dos casos de colegas que vão positivando e querem saber, se isso acontecer, qual é a gravidade”, contou.

O clínico frisou que lhes tem passado “tranquilidade”, explicando que, num caso desses, a evolução expectável é muito favorável tendo em conta a sua idade e condição física/saúde.

Vítor Moreira revelou ainda que, além do plano físico para todos os jogadores, que incluiu uma bicicleta de ginásio para cada um, os atletas têm ainda um acompanhamento psicológico para combater o desgaste e a saturação de estarem num regime de clausura.

“Eles têm tido um comportamento exemplar, têm-se uns verdadeiros heróis e modelos neste contexto de responsabilidade social”, elogiou.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.000 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois da China, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, que se encontra em estado de emergência desde as 00:00 de hoje, a Direção-Geral da Saúde elevou o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top