bolanarede.pt

Olheiro BnR: Pedro Almeida

«De Famalicão para o mundo»

Pedro Almeida é, neste momento, um dos jovens talentos presentes no Campeonato de Portugal de Ralis. Atualmente, a geração que compete pelas vitórias e pelos campeonatos já não vai para “nova” e, apesar de continuarem muito competitivos, de certeza que daqui a uns anos terão de dar espaço aos mais novos.

É aqui que entra Pedro Almeida. O piloto de Vila Nova de Famalicão tem atualmente 22 anos e já é dos que anda lá na frente no CPR. Começou nos karts, mas desde cedo que sempre quis chegar aos ralis. Aos 16 anos estreava-se nos RaliCross, conquistando o título de Campeão Nacional Júnior na Categoria S2000. Foi subindo na escada e chega aos ralis, onde para além do CPR e de provas regionais, também competiu no campeonato galego, ainda com o Renault Clio R3. Mas, não tardou e no seu rali caseiro estreou-se com o Skoda Fabia S2000 em 2017.

Pouco andou com este carro, mais precisamente quatro ralis, já que depois daria o passo para o Ford Fiesta R5, onde começou a estar presente no CPR e entre o lote dos dez primeiros.

Em 2018, estreou o Ford Fiesta R5, ex-Ricardo Moura, no Azores Rallye, ficando no sexto lugar entre o Campeonato Portugal de Ralis
Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

2019 entrou e, com ele, um novo carro. Voltou à marca checa, mas desta vez ao modelo mais recente da altura, o Skoda Fabia R5. Com este carro, o piloto de 22 anos foi ganhando experiência, sendo que termina o CPR em quinto lugar, com 76 pontos, mas com muitos quilómetros no bolso, pois é um piloto regular e que consegue sempre terminar os ralis, algo muito importante para quando se está a começar.

Em 2020, mais uma vez, o projeto de Pedro Almeida trouxe novidades. No banco de navegador, Almeida vai contar com o experiente navegador Hugo Magalhães, que assim deixa o projeto do Team Hyundai Portugal e Bruno Magalhães no Hyundai i20 R5. Hugo Magalhães é, na atualidade, para mim, o melhor navegador português. Oriundo de Fafe, Magalhães tem sempre o calendário preenchido e conta já com participações em ralis do WRC (World Rally Championship), ERC (European Rally Championship), entre outras provas pelo globo.

A montada de Almeida também será diferente. O jovem piloto retorna aos carros de duas rodas motrizes, para pilotar o Peugeot 208Rally4, o substituto do Peugeot 208 R2.

Mas, a grande novidade é a expansão no calendário. As provas em Portugal continuarão a ser feitas, mas Almeida também vai correr ‘fora de portas’. A Peugeot Rally Cup Ibérica e o ERC são os principais campeonatos que a dupla efetuará com o novo ”leão”.

Pedro Almeida já mostrou que é um dos próximos grandes pilotos portugueses. Agora, o jovem vai dar mais um passo ao internacionalizar-se. Os adeptos dos ralis esperam agora pela evolução de Almeida e, quem sabe, a caminho do mundial de ralis?

Foto De Capa: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

O conteúdo Olheiro BnR: Pedro Almeida aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top