bolanarede.pt

Olheiro BnR: Myron Boadu

O futebol holandês sempre foi um viveiro de talentos, e deu-nos a conhecer grandes nomes do futebol mundial. A academia do Ajax é a que mais jogadores lança para o panorama internacional, mas outras equipas têm dado a conhecer jogadores de enorme potencial e valor.

O Az Alkmaar está a protagonizar uma excelente época e muitos dos jogadores que representam a equipa são formados no próprio clube. Neste artigo, vou focar-me no avançado Myron Boadu, que é também o melhor marcador da equipa e o segundo melhor marcador do campeonato.

Filhos de pais ganeses, Myron entrou na academia do Az Alkmaar em 2013, e a sua evolução nas camadas jovens do clube fê-lo chegar a titular indiscutível na equipa principal nesta época.

Aos dezanove anos, é apontado como um avançado de grande futuro, que mostra uma notável veia goleadora para a sua idade, mesmo num campeonato pouco dado a grandes esquemas defensivos, como é o caso da Eredivisie.

Forma com Idrissi e Calvin Stengs um trio bastante prolífero e dinâmico, sendo estes os principais responsáveis pela sensacional época do Az Alkmaar. Totaliza dezanove golos em todas as competições, sendo que treze desses golos foram para o campeonato. Atrás de si está Idrissi, como terceiro melhor marcador do campeonato, o que demonstra a boa dinâmica ofensiva da equipa, que promove o futebol ofensivo como sua imagem de marca. Acrescentar ainda a estes números o facto de já contar com treze assistências esta época, mostram que estamos perante um avançado versátil e completo.

A sua estreia na seleção holandesa foi auspiciosa, já que marcou no seu primeiro e único jogo realizado pela equipa A da Laranja Mecânica.

Não sendo tecnicamente dotado, o facto de usar bem os dois pés na altura de finalizar é um dos grandes trunfos do avançado que não treme na hora da finalização. O jogo aéreo não é o seu forte, mas também não compromete e, no global, mostra ter uma boa compostura.

Rápido, ágil e atlético, enquadra-se muito bem numa formação com grande pendor atacante como o AZ Alkmaar. Joga no centro do ataque, mas pode também fazer ambos os flancos, dando uma amplitude de movimentos ampla e diversificada. É de facto um jogador muito interessante, pois tanto mostra eficácia como avançado centro, ou mesmo como avançado mais móvel.

Com valor de mercado vincado nos vinte milhões de euros, é muito provável que saia para os melhores campeonatos da Europa, e vejo o campeonato alemão e inglês como os mais apetecíveis, quer pelo poderio financeiro que as equipas têm, quer pelo estilo de jogo que muitas equipas praticam. Vai ser uma questão de tempo até se confirmar a sua saída, que, espero eu, o ajude mais na sua evolução como jogador.

Myron Boadu, é mais um produto a ser lapidado nas escolas holandesas, que tão bons avançados nos deu a conhecer, e estou convicto que este jovem irá ser uma referência no panorama holandês e internacional.

Foto de Capa: AZ Alkmaar

Artigo revisto por Joana Mendes

O conteúdo Olheiro BnR: Myron Boadu aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top