bolanarede.pt

O mágico Alex Merlim

Com alguma dificuldade na pronúncia do seu nome para algumas pessoas, Alex Merlim é um jogador que raramente, para não dizer nunca, passa despercebido. Um verdadeiro mágico, seja no seu clube, Sporting CP, ou na sua seleção, a italiana. Não estarei a exagerar se disser que é o melhor jogador no nosso campeonato, desde que Ricardinho saiu de Portugal. Claro que já passaram jogadores com muita qualidade técnica acima da média, mas digamos que poucos já fizeram o que Alex Merlim fez e ainda faz.

Chegou há cinco anos vindo do ASD Luparense 5, a Calcio, para representar os leões, mas vinha já com um vasto currículo na sua ficha. Dois campeonatos italianos, uma taça italiana e, o mais importante, um Europeu ganho pela sua seleção. Um Europeu que o enviou de Itália para Portugal bastante cotado e não desiludiu. Golos, assistências, jogadas individuais importantes e capacidade de jogo coletivo (muitos títulos)… há de tudo e mais alguma coisa neste grande jogador.

Mas, deixando o “antes Sporting”, é tempo de analisarmos o que foi a chegada do jogador italiano ao nosso país. Pois bem, Alex Merlim mudou muito no Futsal português, ou se as suas caraterísticas já existiam em Portugal… Estavam muito escondidas. A capacidade que Merlim tem para de um momento para o outro puxar das alas, sobretudo da esquerda, para o meio é incrível e pouco vista nos últimos tempos. Se vemos mais este tipo de movimento na Liga, deve-se muito àquilo que o jogador já fez. A sua imprevisibilidade, o seu excelente drible, a possibilidade de remate tanto com o pé direito, como com o esquerdo e a sua velocidade caraterizam bem aquilo que o jogador pode oferecer em campo.

O movimento característico de Alex Merlim é puxar da esquerda para o meio, para o seu remate
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Digamos que não é um jogador virado para o jogo defensivo, a menos que seja necessário, mas também no atual Sporting CP há jogadores mais importantes neste setor. Contudo, há um aspeto em que o italiano é o mais forte do atual plantel leonino. Sabemos que no cinco para quatro quem fica responsável pela posição de guarda-redes avançado tem de ser um jogador tecnicamente hábil, e com um qualidade de passe elevada e rápida. Ora, não será preciso dizer quem é que é responsável por essa posição no Sporting CP, pois não?

O conteúdo O mágico Alex Merlim aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top