bolanarede.pt

O Boicote aos Playoffs: Equipas não jogam como forma de protesto

Ontem tinha tudo para ser mais um dia empolgante de Playoffs basketball na bolha da NBA em Orlando. Esperava-se que os Milwaukee Bucks fechassem a série contra os Orlando Magic no jogo 5, com uma vitória algo confortável. Enquanto que no lado da conferência Oeste todos esperávamos pelo desenrolar da série Houston Rockets contra os Oklahoma City Thunder, série que se encontra empatada com duas vitórias para cada parte e ainda, ver o que conseguiam os Portland Trail Blazer com Damian Lillard debilitado fazer contra a força dos Los Angeles Lakers no jogo 5.

Três jogos 5, com três series com histórias diferentes, mas seis equipas com o mesmo propósito: exigir igualdade para todos.

O jogo 5 entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic tinha começo às 21 horas em Portugal. Foi adiado depois de a equipa de Milwaukee se ter recusado a sair do balneário como forma de protesto devido à situação em Kenosha, no Wisconsin, cerca de 60 quilómetros de Milwaukee. Como forma de solidariedade, a quatro minutos do início da partida, os Orlando Magic também regressaram para o balneário, recusando-se a jogar.

Trata-se de um vídeo que se tornou viral, depois de Jacob Blake, de 29 anos, ter sido alvejado sete vezes nas costas pela Polícia do Estado do Wisconsin, em razões ainda por se apurarem.

Assim desta forma, a formação de Milwaukee decidiu protestar as injustiças raciais que há muito se mantém nos Estados Unidos da América, não indo a jogo. Com esta indicação, a NBA decidiu também adiar os outros dois jogos 5 que estavam então marcados, Thunder x Rockets e Lakers x Blazers.

Mais tarde, na mesma noite, os Milwaukee Bucks emitiram um comunicado da equipa: «Estamos fartos das mortes e das injustiças», referiu o base George Hill. «Os últimos quatro meses clarificaram as injustiças raciais que sofrem as nossas comunidades Afro-Americanas. Vários cidadãos usaram a sua voz e a sua plataforma para falar sobre estas más práticas. Nos últimos dias, no nosso estado natal em Wisconsin, vimos o vídeo horrendo de Jacob Blake ser baleado nas costas sete vezes por um agente da polícia em Kenosha e também o alvejamento dos protestantes. Apesar do enorme apelo para que houvesse mudança, nada foi feito, pelo que hoje o nosso foco não pode estar no basquetebol», referiu a equipa.

Ainda afirmaram, «sempre que entramos em campo e representamos Milwaukee e Wisconsin, esperam que joguemos ao mais alto nível, que demos o nosso melhor esforço e que nos comprometamos uns pelos os outros. Nós exigimos esse nível de nós próprios, e neste momento, nós estamos a exigir o mesmo dos nossos legisladores e das forças da autoridade», disse a equipa momentos mais tarde à imprensa presente na “bolha”.

Todos os jogadores da NBA presentes na “bolha” foram convidados para um reunião às 20 horas, hora Este nos Estados Unidos, para discutir o que fazer e como irão lidar com os jogos dos Playoffs daqui em diante. Fontes da ESPN dizem que a época pode estar em risco de ser cancelada. Alguns veteranos da NBA dizem que sentem o cansaço emocional dos jogadores de estarem confinados dentro do mesmo espaço e do stress dos jogos nestas condições.

Mais tarde na mesma noite, o analista da TNT Kenny Smith, ex-jogador da NBA, também saiu do estúdio num ato solidário para com os jogadores e também como forma de protesto para as desigualdades sociais vividas nos Estados Unidos. “Para mim, como um Homem negro, como um ex-jogador, acho que o melhor que tenho a fazer é apoiar os jogadores e não estar aqui esta noite”, disse Kenny Smith enquanto retirava o microfone e saiu do estúdio em direto.

Assim, ao que tudo indica, parece que a época da NBA se encontra em risco de ser cancelada uma vez mais. No entanto, desta vez, não é devido ao vírus, mas sim devido aos problemas sociais, algo que têm sido tema recorrente nas entrevistas a jogadores e treinadores durante toda esta época. Apesar dos esforços para o ativismo social, os problemas existem, precisam de ser analisados e é preciso o esforço continuo e o uso correto das plataformas para os combater.

Foto de Capa: NBA

O conteúdo O Boicote aos Playoffs: Equipas não jogam como forma de protesto aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top