bolanarede.pt

NBA Finals 2020 – Jogo 5: LA Lakers 108-111 Miami Heat

A CRÓNICA: MIAMI HEAT VENCE E PROLONGA A SÉRIE PARA UM SEXTO JOGO.

 

No quarto jogo das NBA Finals, os LA Lakers levaram a melhor sobre os Miami Heat: 96-102. Ora, com esse resultado, os Lakers só estavam a um jogo de conquistar o seu 17.º campeonato da NBA. Antes do jogo começar, muitos adeptos já davam a série como terminada – especialmente quando os Lakers decidiram que usariam a camisola Black Mamba.

Porém, os Heat foram os vencedores do jogo 5. A partida foi excelente e contou com dois grandes intervenientes: LeBron James e Jimmy Butler. Foi um verdadeiro show dos dois jogadores – ambos lideraram os pontos, assistências e ressaltos nas suas respetivas equipas.

No primeiro período, a equipa de Jimmy Butler levou ligeiramente melhor sobre a equipa de LeBron James, ganhando por um ponto. Butler, a figura dos Heat, foi o melhor da equipa de Miami ao obter 8 pontos, 4 assistências e 2 roubos de bola nos primeiros doze minutos da partida. Anthony Davis deu um susto à sua equipa no final do primeiro período, mas voltou ao jogo, ainda que condicionado.

No segundo período, os Heat começaram a todo o gás e chegaram a estar a ganhar por 11 pontos, mas os Lakers conseguiram reduzir a diferença para apenas 4 pontos. Os Heat foram para o intervalo com vantagem – foi a segunda vez que estavam na frente do marcador. Como é habitual, Butler fez uma ótima primeira parte (22 pontos, 6 assistências e 6 ressaltos) e ainda contou com a preciosa ajuda de Duncan Robinson. No entanto, destaco o desempenho de LeBron James. King James conseguiu 21 pontos (3 triplos e 81 fg%), 3 assistências, 4 ressaltos e 1 roubo de jogo. Que jogador! (56-60)

No regresso ao jogo, as equipas lançaram muito mal. Apenas os Heat no terceiro período tiveram um FG% positivo – ainda que nos 50%. O terceiro período foi muito mau para a equipa de Los Angeles, onde apenas concretizaram 7 dos 20 lançamentos, mas Miami esteve muito bem defensivamente. Butler quase conseguiu o triplo-duplo antes de terminar o período: 27 pontos, 9 ressaltos e 10 assistências. Está a ter a sua melhor série de jogos na carreira.

No quarto, derradeiro e último período, os Heat entraram com uma vantagem de seis pontos (e chegaram a ter uma de onze pontos), mas os Lakers conseguiram igualar. Foi uma partida muito equilibrada nos últimos minutos.

O jogo ficou decidido num lance que vai assombrar Danny Green e Markieff Morris: os Heat estavam com uma vantagem de dois pontos nos últimos segundos. James tinha bola e furou quase até ao cesto, onde estavam três jogadores do Heat a defendê-lo. LeBron fez a decisão sensata, que foi passar a bola para o jogador que estava livre, mas Danny Green falhou o lançamento wide open.

Morris ainda conseguiu o ressalto, mas não conseguiu o cesto. É um lance que certamente ficará na história. No final, os Heat venceram pela segunda vez na série e será jogado um sexto jogo. (108-111)

 

A FIGURA

Jimmy Butler – Jimmy “Buckets” Butler! Mais um grande jogo da maior estrela dos Heat – e é a primeira vez em nove épocas que joga a NBA Finals! Jogou 47m12s – quase a totalidade de um jogo (48m) – e conseguiu numeros estrondosos: 35 pontos, 12 ressaltos, 11 assistências, 5 roubos de bola e 1 bloqueio de bola. Seja lá qual for o desfecho da época, Butler foi um dos melhores da época e merece, sem dúvida, um maior reconhecimento.

 

O FORA DE JOGO

Danny Green e Markieff Morris – Ambos não fizeram o seu melhor jogo e a jogada quase no final da partida não foi, de todo, positiva. Morris apenas conseguiu um ressalto em vinte e dois minutos. Green teve um registo melhor, mas foi ele que ficou pior na fotografia do lance – e o seu desempenho anterior pelos Lakers não tem sido o melhor. Espera-se mais do antigo campeão pelos SA Spurs e os Toronto Raptors.

 

ANÁLISE TÁTICA – LA LAKERS

A tática dos Lakers ficou condicionada a partir do momento em que o Anthony Davis se aleijou no final do primeiro período. Foi um jogo que dependeu muito de LeBron James, Anthony Davis e Kentavious Caldwell-Pope – o último foi uma surpresa. A equipa apostou fortemente nos triplos, mas tiveram uma percentagem pequena de acerto: 36,8%.

5 INICIAL – LA LAKERS

LeBron James (10)

Anthony Davis (8)

Kentavious Caldwell-Pope (7)

Dwight Howard (6)

Danny Green (3)

SUBS UTILIZADOS

Kyle Kuzma (3)

Ranjo Rondo (6)

Alex Caruso (6)

Markieff Morris (3)

 

ANÁLISE TÁTICA – MIAMI HEAT

Parece que Erik Spoelstra já se esqueceu do primeiro jogo. Apostou fortemente em Butler (só não jogou 48 segundos) e jogaram apenas 7 jogadores – há uma ótima rotina e química entre a equipa. O regresso de Adebayo foi importante na melhoria significativa da defesa de Miami.

5 INICIAL – MIAMI HEAT

Jimmy Butler (10)

Jae Crowder (6)

Bam Adebayo (7)

Duncan Robinson (8)

Tyler Herro (6)

SUBS UTILIZADOS

Kendrick Nunn (8)

Andre Iguodala (5)

O conteúdo NBA Finals 2020 – Jogo 5: LA Lakers 108-111 Miami Heat aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top