bancada.pt

“Na universidade da vida, Vieira dá lições a toda a gente”

As eleições no Benfica estiveram em discussão, nesta quinta-feira, na CMTV, com especial enfoque para a ausência de debates, dada a indisponibilidade de Luís Filipe Vieira, que ignora os apelos do candidato Noronha Lopes.

As sondagens colocam Vieira em vantagem, no seu último mandato, sendo que o atual presidente refuta debater com os adversários.  

“O Benfica deve ter aprendido com o FC Porto… Pinto da Costa também não fez debates. E ninguém falou nisto. E também deve ter aprendido com o Sporting. Deus me livre que os debates no Benfica fossem como iguais aos debates da campanha do Sporting. Não, muito obrigado”, afirmou Capristano.

O antigo dirigente e agora comentador entende que se dispensa essa discussão. A obra do presidente é conhecida, assim como as propostas dos candidatos.

“Não me venham dizer que a massa adepta do Benfica, sejam miúdos ou graúdos, não conhecem a obra de Luís Filipe Vieira. Ainda agora ouvi um senhor dizer: ‘tenho 90 propostas para o Benfica’. Ora, o Benfica deve ser um desastre. Deve valer zero… Noventa propostas para mudar o Benfica? Extraordinário…”, defendeu.

O antigo dirigente encarnado sustenta ainda que, provavelmente, as trocas de argumentos não teriam elevação.

“Se fosse um debate com elevação, que eu não acredito… Eu sou a pessoa mais fleumática do mundo, mas às vezes passo-me com estes ilustres senhores. E tenho muito apreço e estima por eles, porque defendem os seus clubes com elevação”, referiu, dirigindo-se a Carlos Barbosa da Cruz e a Nuno Encarnação.

“Nas eleições do Sporting, houve péssimos debates. Só faltas cadeiras pelo ar. Não haverá sócios do Benfica que não saibam em quem vão votar. Luís Filipe Vieira já esclareceu os sócios com o seu comportamento, com aquilo que fez, por amor de Deus…”, aponta ainda.

Acresce que Luís Filipe Vieira não é um mestre da oratória, pelo que poderia sair prejudicado num confronto de ideias com os candidatos à presidência do Benfica.

“Uma pessoa que tem a quarta classe não consegue dominar um bate-boca com tipos com outro nível de intelectualidade. Ele pode pensar isto e está no seu direito. Mas na universidade da vida, Luís Filipe Vieira dá lições a toda a gente. A razão pela qual eu admito que ele não quer fazer debates é porque entende que em termos de oratória é inferior aos outros e, por isso, não quer dar o ouro ao bandido”, diz.

A longevidade de Luís Filipe Vieira na liderança encarnada também gerou um momento tenso, com Capristano a reagir mal a uma opinião de Nuno Encarnação, adepto do FC Porto, a defender que o dirigente encarnado deveria sair do cargo, em virtude da sua longevidade.

José Manuel Capristano não compreendeu a ideia, até porque Pinto da Costa está em funções há mais tempo: “Quando me fala que já era altura de Rui Costa substituir Luís Filipe Vieira na presidência do Benfica, o senhor ponha a mão na cabeça e olhe para o seu clube… Se o meu está lá há 17 anos, o seu está lá há quantos? ele tem 82 anos”.

Os intervenientes do debate abordaram também as relações institucionais entre FC Porto e Benfica, que são inexistentes, dadas as divergências entre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira.

E uma vez que Rui Costa estará a ser lançado por Vieira para a sucessão, acredita-se que esse cenário poderá ser superado.

“Pinto da Costa dar-se-ia bem com Rui Costa. Mas poderei retorquir que Luís Filipe Vieira também dar-se-ia bem com outro presidente do FC Porto que não fosse Pinto da Costa”, afirmou José Manuel Capristano.

Este raciocínio tem, no entanto, uma exceção: André Villas-Boas. “Com esse, não. Esse é à Porto. Nem queria que me lembrasse desse senhor – que não é um senhor qualquer, é um treinador de futebol. Quando Villas-Boas diz que quer que o Benfica perca em provas internacionais está demonstrado o seu caráter. Nem gosto de falar desse homem”, acrescentou.

Mas a eventual presidência de Rui Costa não passa, para já, de um cenário provável. Até lá, terão de ocorrer pelo menos duas eleições no Benfica.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top