bolanarede.pt

Julen Lopetegui na iminência de um novo desastre

A Liga Espanhola é, depois da Inglesa, a maior e mais competitiva da Europa, uma vez que conta com grandes clubes como o Barcelona, o Atlético Madrid ou o Real Madrid, equipa que mais vezes venceu a Liga dos Campeões. Atrás desses dois colossos podemos considerar o Valência e o Sevilha, que se enquadram, por isso, num leque de segunda linha e que são então clubes de grande nome e com respeitáveis histórias.

Como muitas vezes ouvimos, para grandes clubes são precisos grandes treinadores, que se proponham a atingir os objetivos definidos e a trabalhar para os alcançar. A ideia da direção do Sevilha foi certamente essa, mas a cada jogo que passa a situação parece ficar menos animadora, dando aso a rumores e especulações sobre o futuro do treinador em questão, que no caso é Julen Lopetegui. O técnico espanhol vai já na sua nona experiência enquanto treinador e está, mais uma vez, a deixar um pouco a desejar.

É verdade que o Sevilha não está numa das suas piores épocas, estando neste momento no quinto lugar da La Liga e nos 16avos de final da Liga Europa, competição que já venceu por 5 vezes, mas os alarmes começam a soar quando os resultados negativos aparecem e teimam em ficar. O mais grave foi sem duvida contra o Mirandes, que ditou o afastamento da Taça do Rei, competição que estava, este ano, bem ao alcance dos Sevilhistas, depois do afastamentos dos três grandes de Espanha.

Para além disso o quinto lugar não é de todo algo de que se devam orgulhar, principalmente porque foram mais os jogos que não ganharam (12) do que aqueles onde saíram vencedores (11), o que é bem revelador da instabilidade da equipa e do futebol pouco positivo que praticam desde o início da época, bem espelhado também no número de golos marcados, que é de apenas 29.

O responsável não será só o treinador de 53 anos, mas a verdade é que desde que o conhecemos do futebol português, nunca o vimos ter sucesso, seja no Futebol Clube do Porto ou no Real Madrid.

Enquanto treinador de futebol sénior, Julen Lopetegui ainda não conquistou nenhum título
Fonte: Sevilha FC

Como supra-referido, não se pode afirmar que esta está a ser uma época de fracasso para os vermelhos e brancos de Espanha, uma vez que o início foi até positivo com três vitórias nas primeiras quatro partidas. A questão prende-se com a forma como essas e as restantes vitórias foram conquistadas, sempre com pouco brilho e com números pouco volumosos, deixando sempre a desconfiança de que de um momento para o outro as coisas poderiam começar a correr mal. Prova disso é o facto de, no campeonato, nunca terem vencido por mais de 2 golos de diferença e de terem uma média de 1,2 golos por jogo, valor muito negativo para uma equipa com aspirações elevadas.

Aquilo que parecia inevitável aconteceu, e a situação está agora um pouco mais negra. Levam já uma série de três jogos sem vencer, um deles o tal que ditou o afastamento da Taça. A esse péssimo resultado juntou-se o empate caseiro contra o Alavés e a derrota frente ao Celta de Vigo, depois de estarem a vencer por 1-0.

O próximo desafio será vencer o Espanhol, de preferência por números convincentes que revelem que esta má fase está ultrapassada. O clube de Barcelona está no último posto do campeonato, mas conta agora com a ajuda de Raul de Tomás que marcou nas últimas cinco partidas e que certamente quererá fazer o mesmo à equipa do Sevilha.

Não se espera que as ideias de Lopetegui mudem, e talvez por isso dependa da inspiração dos jogadores para continuar firme no comando da equipa. De outra forma e com um resultado que não a vitória, a situação ficará mais tremida e o seu despedimento poderá mesmo entrar na equação.

Para muitos o seu valor (ou falta dele) está mais que provado. Já outros acreditam nas suas capacidades e têm ainda a esperança de que possa dar efetivamente algo de positivo ao clube. Só o tempo e os resultados nos darão respostas claras, mas fica a certeza de que continuamos à espera de provas concretas que evidenciem que aqui falamos de um treinador talhado para grandes clubes como aqueles em que tem estado.

Foto de Capa: Sevilha FC

O conteúdo Julen Lopetegui na iminência de um novo desastre aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top