bolanarede.pt

Futsal: CD Aves fora dos campeonatos nacionais

O Clube Desportivo das Aves está a sofrer as consequências dos «disparates» da SAD, não só no futebol, mas também em mais uma modalidade tutelada pela FPF, neste caso o futsal. Consequência do processo jurídico que resultou na cisão entre clube e SAD, a secção de futsal foi claramente afetada, resultando no impedimento da inscrição do clube avense na segunda divisão. Tudo porque a Federação não faz distinção entre clube e SAD, logo as dívidas que esta última possui não permitem ao emblema de Santo Tirso mais uma temporada a tentar regressar à elite, onde passou fugazmente na temporada 2017/18.

É uma situação muito infeliz no nosso desporto, clubes históricos que se destroem por causa destas «zangas» entre clubes e sociedades anónimas desportivas, com o caso mais badalado a ocorrer em Belém, com a criação da B-SAD que está presente na primeira Liga e está impedido pelas instâncias judiciais de usar o nome Belenenses, o mítico símbolo da cruz de Cristo ou o fantástico estádio do Restelo.

Mas o emblema avense não pode prosseguir um caminho parecido por toda a situação deprimente a que assistimos na parte final da temporada passada, com situações tão ridículas como o impedimento de usar o estádio por falta de pagamento do seguro; o “roubo” da taça ganha na época 2017/18, etc.

É pena ver um clube histórico a cair desta maneira…
Fonte: CD Aves – Futsal

Ora, estando nós em pleno século XXI, é inadmissível ainda acontecerem situações destas, e daí ser sempre essencial os sócios ponderarem muito bem antes de transformarem o clube em SAD. Na maioria dos casos as coisas acabam por correr bem, mas cada vez mais temos exemplos concretos de que nem sempre é o caso. O conflito de interesses relacionado com presidências distintas do clube e SAD também não é muito benéfico, acabando mesmo por ser tóxico para os clubes envolvidos, ao ponto de causar ruturas aparentemente insanáveis.

Enquanto não se tomarem medidas sérias e eficazes para combater estes episódios que mancham e envergonham o futebol diretamente, e outras modalidades direta e indiretamente, temo que este tipo de situações continuem a ocorrer, algo que não é nada bom e agradável para a nossa imagem lá fora.

Foto de Capa: CD Aves – Futsal

O conteúdo Futsal: CD Aves fora dos campeonatos nacionais aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top