bolanarede.pt

CD Mirandés: do sonho profundo ao objetivo real

Desde que conhecemos o futebol que o associamos ao formato mais comum da sua existência, que é o do campeonato, que se caracteriza por ser uma prova de regularidade. No entanto, haver apenas um modelo de competição no desporto rei era manifestamente pouco, e houve então a necessidade de se criarem provas a eliminar, onde interessava apenas um jogo em que o melhor seguiria em frente. No futebol moderno essas competições têm ganho cada vez mais importância, uma vez que se tornaram também numa possibilidade das equipas mais pequenas de campeonatos inferiores defrontarem os grandes colossos mundiais, permitindo assim que a festa seja feita de uma forma diferente.

É neste âmbito que todos os anos nos deparamos com grandes surpresas que tornam este desporto em algo tão imprevisível e consequentemente interessante. Desta feita foi a vez do CD Mirandés, clube do segundo escalão do futebol espanhol que está agora nas meias finais da Taça do Rei e viu assim o seu sonho tornar-se em algo bem possível.

Começando por uma análise mais superficial rapidamente percebemos que se trata de mais uma boa equipa dos segundos escalões europeus. No campeonato encontram-se atualmente no décimo posto, mas ainda com possibilidades de chegar ao playoff de acesso à primeira divisão, estando apenas quatro pontos atrás do Elche, que ocupa a última posição de acesso a esse mesmo playoff. Tiveram um início um pouco atribulado, com apenas uma vitória nos primeiros dez jogos, mas foram-se recompondo e conquistando várias vitórias, ainda que com alguma irregularidade.

A reviravolta começou na semana em que disputaram a primeira partida da Taça do Rei, onde bateram o Coruxo por 5-4. Na semana antes, dia 7 de dezembro, haviam perdido contra o Almeria naquele que é o último desaire da turma de Miranda de Ebro. A partir daí não mais se recordaram do sabor da derrota, e levam já 12 jogos sem perder, contando com sete vitórias e cinco empates.

Três dessas sete vitórias foram conseguidas no prolongamento, em jogos da Taça
Fonte: CD Mirandés

Apesar da situação no campeonato, o foco parece ter mudado um pouco, e é normal que assim aconteça. Estão nas meias finais da Taça do Rei e já eliminaram grandes equipas do principal escalão. Depois de derrotarem o Coruxo venceram o Murcia, também em prolongamento. A partir daí a competição ficaria mais séria, uma vez que só os melhores iriam resistir.

Foi então que já no decorrer de 2020 nos proporcionaram a primeira surpresa do ano, eliminando o Celta de Vigo por 2-1, num jogo que também durou 120 minutos. Na semana seguinte teriam de provar que a anterior vitória não tinha sido apenas um golpe de sorte, e assim fizeram. Receberam o poderoso Sevilha, de Julen Lopetegui, e aos 30 minutos de jogo já venciam por duas bolas a zero. A partida terminou com o placard em 3-1 e avançaram então para os quartos de final, onde certamente iriam defrontar mais uma grande equipa da primeira divisão. Calhou o Villareal e, apesar do favoritismo atribuído ao submarino amarelo, por esta altura já nada era dado como certo. Pois bem, como não há duas sem três, o jogo ditou nova vitória para os Rojillos, que assim eliminavam três equipas do escalão acima no espaço de 15 dias.

O impensável estava feito e a final parecia uma miragem cada vez mais forte. O sorteio colocou a Real Sociedad (que eliminou o Real Madrid) no caminho, e esse será o próximo adversário que precisam de vencer. Nesta fase, a eliminatória disputa-se já a duas mãos, sendo que a segunda será no Estádio Municipal de Anduva, reino do Mirandés, de onde ainda ninguém saiu vivo.

Do outro lado da competição estão o Granada e o Athletic Bilbau, que deixaram de fora equipas como o Valência e o Barcelona, respetivamente, tornando esta numa Taça atípica onde qualquer um tem condições para sair vitorioso.

Os dados estão lançados e o cenário está mais do que preparado. Falta agora concluir o guião e saber qual destas equipas irá levantar o tão ambicionado troféu. Todas o merecem, é certo, mas seria um gosto enorme ter a oportunidade de ver este clube triunfar, conseguindo assim uma vitória que ficaria para sempre registada na memória de todos os seus adeptos.

Foto de Capa: CD Mirandés

O conteúdo CD Mirandés: do sonho profundo ao objetivo real aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top