bolanarede.pt

Carraça | reforço para a lateral direita ao estilo de Sérgio Conceição

Rui Filipe Caetano Moura é o seu nome, mas é conhecido como Carraça dentro do mundo do futebol. Apenas pela sua alcunha já conseguimos perceber o tipo de jogador que é. Com raça, lutador, em suma, um jogador à Sérgio Conceição, com o de bom e de menos bom que isso pode trazer.

Atua principalmente pela lateral-direita mas pode também fazer o papel de médio interior. Passou toda a sua carreira profissional ao serviço dos vizinhos Boavista FC, ainda que tenha passado duas épocas emprestado, primeiro com o Tondela e depois com o Santa Clara. Tem um título no seu palmarés, precisamente ao serviço do Tondela quando conquistou a II Liga Portuguesa em 2014/2015.

Chega ao FC Porto aos 27 anos a custo zero, depois de ter acabado contrato com as Panteras. Esta terá sido a principal razão da sua contratação, o baixo custo e consequente risco. Deve também auferir um salário relativamente baixo, especialmente quando comparado com outros jogadores do plantel portista.

O jogador vem para uma posição que tem sido algo problemática para os Dragões nos últimos anos. Depois de ter Ricardo Pereira na sua primeira época como treinador, Sérgio Conceição não encontrou um solução que o agradasse particularmente. São neste momento 6 os laterais-direitos que têm contrato com o clube, contudo, não há nenhum que seja indiscutível ou que tenha o seu lugar no plantel como garantido.

Entre as contratações recentes para a posição, destacam-se pela negativa Saidy Yanko, que nem chegou a jogar, João Pedro, que mostrou ter demasiadas lacunas no seu jogo defensivo, e Saravia, que desiludiu muito tendo em conta o valor da sua transferência. Apenas Manafá tem conseguido ter mais continuidade na equipa. Ainda assim, e por muito útil que seja no plantel pela sua velocidade e versatilidade, não tem convencido por completo adeptos portistas.

Carraça também não será um jogador para “pegar de estaca” na equipa e tornar-se um titular indiscutível. Será um bocado mais como Manafá tem sido. Um jogador de plantel útil, que pode cumprir em várias posições (chegou também a fazer jogos na esquerda pelo Boavista) e que se encaixa no estilo do treinador. Ainda que, na minha opinião, se o FC Porto fosse ao mercado, teria de ser para contratar um titular, aceito que devido aos problemas financeiros que se sentem que esta seja uma contratação que faz algum sentido.

O maior ponto negativo será que a entrada de Carraça pode muito bem significar que Tomás Esteves estará nas portas de saída do Dragão. Tem-se falado muito do interesse do Valência e parece que será mais um jovem formado no Olival que não se irá conseguir afirmar na equipa principal.

O conteúdo Carraça | reforço para a lateral direita ao estilo de Sérgio Conceição aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top