bolanarede.pt

Belenenses SAD 1-2 FC Famalicão: Reviravolta no Jamor

A CRÓNICA: VALEU A ENTRADA NA 2ª PARTE

O FC Famalicão derrotou esta noite o Belenenses SAD por 2-1. Cassierra adiantou os azuis ainda na primeira parte, mas na segunda parte Riccieli e Valenzuela fizeram a reviravolta no marcador.

Numa primeira parte com poucos lances dignos de nota, o Belenenses SAD entrou melhor e mostrou maior pendor ofensivo nos primeiros 15 minutos. Com o decorrer da partida, o Famalicão foi-se mostrando mais confortável com a bola no pé e até foi a equipa mais perigosa. Algo contra a corrente de jogo, o Belenenses SAD inaugurou o marcador aos 42′ por Cassierra, após cruzamento de Miguel Cardoso.

O segundo tempo acabou por compensar o jogo do primeiros 45 minutos e o FC Famalicão entrou de forma bastante afirmativa logo nos primeiros minutos. Riccieli e Valenzuela aproveitaram alguns erros do Belenenses SAD e mudaram por completo o resultado do encontro. O Belenenses SAD tentou reagir com a entrada de elementos mais ofensivos, mas o resultado ficou feito logo nos instantes iniciais do segundo tempo.

Com este resultado, o FC Famalicão conquistou os primeiros três pontos no campeonato e igualou o Belenenses SAD na tabela classificativa.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Entrada do FC Famalicão na segunda parte – A equipa de João Pedro Sousa entrou com tudo na segunda parte e mudou por completo o paradigma do jogo. A equipa entrou mais pressionante, forçou o erro do adversário e deu a volta ao marcador em três minutos.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Erros defensivos do Belenenses SAD – A equipa de Petit entrou desconcentrada no segundo tempo e deitou tudo a perder em apenas três minutos.

 

ANÁLISE TÁTICA – BELENENSES SAD

A equipa de Petit surgiu no habitual 3-4-3, com André Moreira na baliza e tridente defensivo composto por Tomás Ribeiro, Cafu Phete e Henrique Buss. Linha de quatro no meio-campo formada por Tiago Esgaio, Afonso Taira, Bruno Ramires e Rúben Lima, com o ataque a ficar entregue a Varela, Miguel Cardoso e Cassierra. O Belenenses SAD atacou maioritariamente com os extremos abertos, mas a procurar o jogo interior quando um dos alas chegava mais à frente.

No momento defensivo, a equipa passava a 5-3-2, com Esgaio e Rúben Lima a descerem e a juntarem-se à linha defensiva, e o extremo do lado da bola a fechar na linha de meio-campo. A primeira linha de pressão ficava entregue a Cassierra e ao extremo do lado contrário ao da bola. Na segunda parte, com a equipa em desvantagem, Petit fez entrar Afonso Sousa para o lugar de Phete e o Belenenses SAD passou a jogar em 4-2-3-1.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

André Moreira (6)

Tiago Esgaio (6)

Henrique (5)

Tomás Ribeiro (6)

Rúben Lima (6)

Afonso Taira (6)

Phete (5)

Bruno Ramires (6)

Miguel Cardoso (7)

Varela (5)

Cassierra (7)

SUBS UTILIZADOS

Afonso Sousa (5)

Francisco Teixeira (4)

Robinho (4)

Cauê (-)

Edi Semedo (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC FAMALICÃO

O FC Famalicão apresentou-se num esquema tático de 4-3-3 com Gustavo Assunção a baixar muitas vezes para a linha de centrais, ajudando na construção de jogo inicial (como se tratasse de três centrais, com laterais numa zona mais ofensiva), ou subindo um pouco mais no terreno com passes entre linhas para os homens mais dianteiros da equipa de João Pedro Sousa. Bruno Jordão e Guga ocuparam uma zona mais adiantada do meio campo, procurando algumas combinações com Fernando Valenzuela e Rúben Lameiras.

Tal como a equipa do Belenenses SAD, o FC Famalicão mostrou uma agressividade na disputa de bola e sentiu a pressão muitas vezes exercida pelos homens mais avançados de Petit. Na primeira parte, o FC Famalicão não criou grandes oportunidades, mas na segunda parte viu-se uma equipa mais atrevida que conseguiu dar a volta ao marcador. Demérito do Belenenses SAD e alguma sorte aliada à pressão exercida pelos famalicenses.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Zlobin (6)

Patrick William (6)

Riccieli (8)

Babic (6)

Verdonk (6)

Gustavo Assunção (7)

Guga Rodrigues (6)

Bruno Jordão (7)

Fernando Valenzuela (8)

Rúben Lameiras (6)

Rúben del Campo (5)

SUBS UTILIZADOS

Pereyra (5)

Walterson Silva (5)

Andrija Lokovic (-)

Henrique (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Belenenses SAD

BnR: Durante a segunda parte, a equipa mudou de sistema tático para 4-3-3. Queria-lhe perguntar se gostou do que viu nesse sistema e se é um sistema em que poderemos ver o Belenenses SAD mais vezes?

Petit: Eu gostei do que vi nos primeiros 45 minutos. Não foi um jogo bem jogado. Nos dois remates que o Famalicão fez à baliza fez os dois golos. O mais justo era a vitória para nós. Tentámos. Não conseguimos. Em relação ao sistema tático, trabalhámos 3-4-3 e o 4-3-3 na pré-época. Passámos para 4-3-3 durante o jogo porque precisávamos de ter mais gente na frente.

FC Famalicão

BnR: João, o que disse aos seus jogadores no intervalo para vermos um Famalicão mais aguerrido e pressionante?

João Pedro Sousa: Muito simples. Estávamos a ser lentos, previsíveis e com falta de agressividade com e sem bola. Corrigimos uma ou outra coisa na fase de construção e tentámos trazer agressividade e velocidade para a 2.ª parte. Forçámos o erro do adversário e conseguimos fazer o segundo golo. Depois, soubemos controlar o jogo.

 

Rescaldo de opinião de Frederico Seruya e João Castro

O conteúdo Belenenses SAD 1-2 FC Famalicão: Reviravolta no Jamor aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top