bolanarede.pt

Balanço da atual época da Liga de Basquetebol

Uma das épocas mais fervorosas da Liga de Basquetebol Nacional já conta com 19 jornadas e, como não poderia deixar de ser, um balanço da presente temporada precisa de ser feito acompanhado de uma análise ao principais candidatos ao título.

Em primeiro lugar, com um recorde de 18-1, a equipa que veio desestabilizar todas as outras e que se reergueu das cinzas, o Sporting Clube de Portugal. A entrada do Sporting CP na primeira liga fez com que a presente edição alargasse para 14 equipas e que, ao invés da habitual despromoção das duas últimas equipas, esta ano serão quatro os clubes despromovidos da primeira divisão.

Esta foi uma decisão da federação que não deixou todos os amantes da modalidade contentes mas que veio trazer mais competitividade à liga, uma vez que, duas equipas irão rumar à proliga diretamente e, os restantes classificados (do 9.º ao 12.º) irão jogar um “playout” entre si, no qual as duas equipas com a pior prestação irão também descer de divisão.

Retomando ao tópico estipulado, o Sporting CP tem vivido a melhor fase de toda a temporada, contando com grandes nomes como Luís Magalhães a treinador, Travante Williams a impôr a ordem no ataque leonino como base, James Ellisor que tem sido uma peça fundamental do plantel mas também o poste/extremo-poste Abu Abdul, a grande máquina montada este verão demonstra estar bem “oleada” e preparada para o temporal que se avizinha – os playoffs!

Travante Williams converteu sete triplos frente ao SL Benfica e tem sido a peça fulcral do ataque Leonino
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Em segundo lugar e não com um recorde menos impressionante encontra-se o SL Benfica, com um recorde de 17-2 (sendo uma das derrotas contra o Sporting CP). Contando com uma grande lenda do Basquetebol português, Carlos Lisboa, a treinador, um extremo de alto calibre para o campeonato português em Micah Downs e ainda a força a Poste de Eric Colleman, o SL Benfica encontra-se assim na posição esperada na presente temporada.

Uma equipa com poucas caras novas, já bastante conhecedora do campeonato português, pouco mais se podia esperar e o seu forte domínio mantém assim no pódio da tabela classificativa. Poder-se-ia argumentar que o SL Benfica deveria ter uma “missão” mais afincada de destronar o Sporting CP devido à conhecida rivalidade e para demonstrar “quem manda” no campeonato português mas, ambas as equipas perderam cada uma um jogo em confronto direto, nas respetivas casas dos rivais.

Em terceiro, quarto e quinto encontra-se assim o FC Porto, o Vitória SC e o atual campeão português, o UD Oliveirense. Dois destes nomes não são surpresa. O FC Porto já é conhecedor do campeonato, mas não tem a mesma capacidade de resposta que o SL Benfica (apesar da presença na final de 2018), e o UD Oliveirense foi uma das equipas que sofreu com a entrada de mais um “cabeça de série” a entrar na equação. A grande surpresa é o Vitória de Guimarães, que na passada 19.ª jornada bateu o UD Oliveirense por 85-79 em casa, fazendo assim com que ficassem uma vitória a sua frente. O Vitória SC tem sido uma das surpresas desta edição da Liga Placard, tendo feito uma boa primeira volta e contando ainda com um recorde de 13-6.

O conteúdo Balanço da atual época da Liga de Basquetebol aparece primeiro em Bola na Rede.

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top