bancada.pt

Al-Hilal excluído da Liga dos Campeões asiática

O Al-Hilal foi hoje excluído da presente edição da Liga dos Campeões asiática, devido a um surto de covid-19 que atingiu a equipa, impossibilitando-a de apresentar o mínimo de atletas exigido frente ao Al Ahli.

Em comunicado, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) explicou que o conjunto saudita, detentor do troféu, só tinha 11 jogadores disponíveis – dois dos quais guarda-redes – para a partida de hoje, a última da fase de grupos da zona oeste, sendo que os regulamentos da competição exigem um mínimo de 13 atletas.

De acordo com o artigo 4.3 do regulamento aplicável às competições da AFC durante a pandemia, qualquer equipa nesta situação é obrigada a desistir da prova. De resto, na semana passada, o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, também foi excluído da prova pelas mesmas razões.

O Al-Hilal é, assim, afastado da ‘Champions’ asiática, numa altura em que liderava o grupo B, com 11 pontos, e já tinha assegurado uma vaga nos oitavos de final.

“Todos os jogos realizados pelo Al-Hilal, que apenas tinha 11 jogadores disponíveis, são considerados nulos e sem efeito, em concordância com o artigo 6 dos regulamentos da Liga dos Campeões asiática”, informou a AFC.

O Al-Hilal ainda tentou que o jogo de hoje fosse adiado, mas a AFC rejeitou o pedido, justificando que o mesmo “teria um enorme impacto negativo na calendarização da Liga dos Campeões, pelo que nenhuma exceção seria concedida”.

Perante esta desistência, os uzbeques do Pakhtakor, que eram segundos colocados do grupo B, com os mesmos 11 pontos do Al-Hilal, assumem o primeiro posto, enquanto o Al Ahli, que era terceiro, com sete, sobe à vice-liderança e também segue para os ‘oitavos’.

O Al-Hilal tem 31 pessoas infetadas com o novo coronavírus, entre jogadores e elementos do clube.

A Liga dos Campeões asiática foi suspensa em março, devido à pandemia de covid-19, sendo que os quatro grupos compostos por equipas da zona oeste (A, B, C e D) retomaram a competição este mês, com todos os encontros a serem realizados no Qatar.

Já os quatro grupos da zona este (E, F, G e H) têm previsto retomar os jogos em 15 de novembro.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Desporto ao Minuto é um portal de notícias de desporto, que organiza as últimas notícias e posts das redes sociais dos clubes em Portugal e, em breve, de todo o mundo!

Desporto ao Minuto 2019, Notícias de Desporto de Última Hora

To Top